NOSSA EMUNAH
Cremos em um único Elohim que criou o universo e tudo que existe e venha a existir.
Cremos na torah como única e reveladora vontade de Elohim para o ser Humano.
Cremos no tanakh livros profético, históricos e poéticos, que nele contem a vontade do Eterno para Israel e também para os goim (gentios) e qualquer texto que tiver escrito com embasamento na torah é verdade.
Não cremos na chamada brit hadashah como creem os cristãos por conter registros e interpretações contraria a torah e os profetas. Tendo assim seu valor histórico e não doutrinário. "todo o novo testamento deve ser colocado em confronto com a torah e só assim podemos ter uma noção exáta de seus escritos
Os Ebionitas não aceitava tais livros (brit hadashah) pelos seguinte motivos, primeiro: que eles viviam dentro do contexto Israelita sua comunidade estavam situada em Jerusalém não era preciso nada além do tanach pois eles criam em tudo que estavam registrado na torah e nos profetas, segundo: a primeira vista paulo foi muito tolerante com os novos membros das kehilot de forma que entendemos que ele tenha mudado o contexto de fé em relação a comunidade de Jerusalém, sendo este o motivo que hoje nos acreditamos que todo estudo das cartas tem que ser feito dentro de uma ótica da torah usando a crítica textual sabendo que as palavras de Paulo foram direcionada a cada comunidade fora do contexto Israelita.
Cremos nas profecias que Elohim levantaria o mashiach da casa se Israel como libertador de seu povo. B’reshit 3:15. Mesmo sem que houvesse o chamado novo testamento, teríamos provas concretas nos profetas e na torah.
Cremos que Yeshua é o Mashiach prometido que segundo Yeshayahu 53 ele veio com a finalidade de libertar seu povo da escravidão do pecado sendo assim ele ao levantar do tumulo, concluiu tal objetivo dando a libertação para o seu povo aqueles que creram nele pois esta libertação é no homem interior do coração porem vemos que quando todo Israel tiver passado pelo proposito de Elohim, então maschiach virar novamente desta vez para exaltar a nação concluindo assim todo o plano estabelecido pelo Eterno que Israel seria benção para todo os povos da terra. Assim como Moshe passou 40 dias oculto do povo de Israel no monte Sinai quando teve face a face com Elohim da mesma maneira Yeshua esta oculto de seu povo antes que venha novamente glorificado para governar sobre Israel e as nações.
Cremos que Yeshua veio para estabelecer e não para anular a torah dada a Mosheh no Sinai pois ele mesmo disse em Matityahu 5 que não veio para abolir a torah nem os profetas mais sim para torna-la plena por isto entendemos que a salvação está ligada ao cumprir com a torah de forma que o sacrifico é para a substituição do pecador quando ele torna incapaz de se manter fiel e por alguma situação que venha fugir de seu controle, e mesmo transgredindo um dos mandamentos da torah ele tem o perdão de seu pecado ao confessar o mesmo perante Elohim em nome de Yeshua reconhecendo então seu sacrifício de substituição.
Cremos que existe um único povo do Eterno escolhido para o mundo vindouro este povo chama se Israel, de forma que todo ser humano que desejar fazer parte do mundo vindouro tenha que adentrar à aliança do Sinai ratificando a com o sangue do cordeiro de Elohim
Cremos que a tevilah feita em nome de Yeshua e um dos fatores a ser observado quando alguém aceita o Elohim de Israel porem não é o fator principal, antes disto ele precisa aceitar o jugo da torah fazendo como fez Rute ao declarar que o Elohim dos Hebreus é seu Elohim e que o povo de Elohim é também seu povo.
Cremos que Yeshua voltará para assumir o reino de justiça na terra e que seu trono estará em Jerusalém: ATOS DOS EMISSÁRIOS 3:21 O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio. Quando este tempo determinado ele voltará para então dar inicio a este reino dentro da esfera física, pois este reino já está interiorizado no coração e mente de seus talmidim.
Nota Até o capitulo 15 de atos vemos que a congregação mantinha se dentro de um contexto da torah.
Cremos que o reino messiânico na terra será uma preparação gradual para que a humanidade venha entrar no olan habah (mundo vindouro).