KEHILAH EBIONITA BEIT-EL

Criar um Site Grátis Fantástico

RETORNO DOS JUDEUS

RETORNO DOS JUDEUS

“Eis que os trarei da terra do norte e os congregarei das 

extremidades da terra; e com eles os cegos e aleijados,

as mulheres grávidas e as de parto juntamente;

em grande companhia voltarão para cá.”

YEREMIAHU 31:8

 

O profeta Yeremyahu iniciou seu ministério por volta do ano 627 a.C. Por este tempo, já haviam se passado mais de cem anos que as dez tribos tinham sido levados em cativeiro, conforme nos foi mostrados em II Reis 15:29, 17:1-6. De acordo com relato bíblico, a multidão desta tribos foi levada para Assíria e as cidades dos medos, na região sudoeste do Mar Cáspio. Quando Yeremyahu entra no cenário da história de Israel, nos faz entender que o povo tinha chegado mais ao norte, atingindo as regiões do Cáucaso (o maciço montanhoso entre os mares Negros e Cáspio). Este ponto geográfico, bem localizado nos mapas, corresponde ao norte de Israel e ao sul da Rússia, onde atualmente existem 3 nações independentes: Geórgia, Armênia e Azerbaidjão. Neste lugar viviam as 10 tribos, esperando, no entanto, seus irmãos de Judá, que deviam reunir-se a eles quando começasse o cativeiro babilônico. O infinito Elohim, através de seus desígnios, preparava a descendência de yaakov para viver entre os povos, despertando a curiosidade, e ao mesmo tempo, o ódio de seus inimigos. Separadas após a morte de Melech Shlomo,(rei Salomão), as doze tribos haveriam  de se encontrar em terras distantes, no exílio, para então, retornarem juntas à pátria de Tsion. Yeremyahu vivenciou a tomada de Yerushalaim pelos babilônicos e foi testemunha ocular dos horrores que sobrevieram à sua nação. Mas elevado pelo Espírito de Elohim, ele completou o tempo da restauração, quando o bichinho de Yaakov seria traído novamente aos planos divinos. Uma vez estando de volta à terra de seus pais, todo os israelitas se dedicaram a edificar as cidades, antigamente assoladas, sendo restauradores de veredas para morar. Temos muito aprender sobre tão gloriosas profecias, que indicam a proximidade da vinda de nosso Mestre Yeshua HaMashiach, pois seu regresso, está ligado ao retorno dos judeus. Veremos o renovo de David e a Recepção  desta nação ao seu Messias. Jeremias 31:1-10

 

1 Naquele tempo, diz o Senhor, serei o Elohim de todas as famílias de Israel, e elas serão o meu povo.

2 Assim diz  Adonay : O povo que escapou da espada achou graça no deserto. Eu irei e darei descanso a Israel.

3 De longe  Adonay me apareceu, dizendo: Pois que com amor eterno te amei, também com benignidade te atraí.

4 De novo te edificarei, e serás edificada ó virgem de Israel! ainda serás adornada com os teus adufes, e sairás nas danças dos que se alegram.

5 Ainda plantarás vinhas nos montes de Samaria; os plantadores plantarão e gozarão dos frutos.

6 Pois haverá um dia em que gritarão os vigias sobre o monte de Efraim: Levantai-vos, e subamos a Sião, ao Adonay nosso Elohim.

7 Pois assim diz Adonay: Cantai sobre yaakov com alegria, e exultai por causa da principal das nações; proclamai, cantai louvores, e dizei: Salva, Donay, o teu povo, o resto de Israel.

8 Eis que os trarei da terra do norte e os congregarei das extremidades da terra; e com eles os cegos e aleijados, as mulheres grávidas e as de parto juntamente; em grande companhia voltarão para cá.

9 Virão com choro, e com súplicas os levarei; guiá-los-ei aos ribeiros de águas, por caminho direito em que não tropeçarão; porque sou um pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito.

10 Ouvi a palavra de Adonay, ó nações, e anunciai-a nas longínquas terras marítimas, e dizei: Aquele que espalhou a Israel o congregará e o guardará, como o pastor ao seu rebanho.

 

 

 

” E farei voltar Israel para a sua morada, e ele pastará no Carmelo e em Basã,  e se fartará nos outeiros de Efraim e em Gileade.”Jeremias 50:19 


   O Jornal Folha de São Paulo, de 27/06/1993, publicou em sua matéria de grande interesse para os estudiosos da bíblia e das profecias. O titulo: Cáucaso esconde judeus há 2.000 anos ! Trata-se de um documentário sobre os judeus que viveram no Azerbaidjão, país situado ao sul da Rússia e de maioria absoluta muçulmana  O redator desta matéria conta-nos que que estes judeus criaram suas próprias tradições, aprenderam a conviver com os vizinhos islâmicos e resistiram ao ataque do ateísmo soviético. Isolados no relevo acidentado do Cáucaso, os judeus de montanha, como ficaram conhecidos, começaram a reatar vínculos cortados pela história. Atualmente estão se aproximando de outras comunidades judaicas no mundo e são atingido pela onda de imigração para Israel. Na reportagem, a sua origem também foi motivo de especulação: o desterro desses  judeus poderia ser resultado da conquista assíria em

722 a.C. e do exílio que se seguiu. Outra tese aponta para uma chegada posterior: Nabucodonosor, o rei da Babilônia, conquistou Jerusalém em 538 a.C. Mas nem todos voltaram do cativeiro nessas terras que correspondem hoje o Iraque. Aqueles que ficaram são, segundo uma teoria, os antepassados dos judeus da montanha. De qualquer forma, se o poder assírio ou babilônico, os judeus foram levados para regiões da Mesopotâmia, terras leste de Jerusalém. E migraram depois em direção ao norte, até as montanhas do Cáucaso. Sempre buscando se proteger das invasões árabe, turcas, russas e mongóis. A matéria publicada nos mostra o fiel cumprimento da palavra dos profetas. Nos estudos anteriores, vimos que os principais poderes que dispersaram Israel e Judá foram Assíria e Babilônia. Nas promessas de retorno, o Adonay nosso Elohim, diz que traria o seu povo “da terra do norte”. Esta terra, ao que constatamos, trata-se da Russia meridional.  A bíblia nos fornece detalhes sobre a volta desta comunidade judaica à nação já restaurada.

 

  Ezequiel 36:37-38


33 Assim diz o YHWH Elohim: No dia em que eu vos purificar de todas as vossas iniquidades  então farei com que sejam habitadas as cidades e sejam edificados os lugares devastados.

34 E a terra que estava assolada será lavrada, em lugar de ser uma desolação aos olhos de todos os que passavam.

35 E dirão: Esta terra que estava assolada tem-se tornado como jardim do Éden  e as cidades solitárias, e assoladas, e destruídas, estão fortalecidas e habitadas.

36 Então as nações que ficarem de resto em redor de vós saberão que eu, o Adonay, tenho reedificado as cidades destruídas, e plantado o que estava devastado. Eu, Adonay, o disse, e o farei.

37 Assim diz o Adonay Elohim: Ainda por isso serei consultado da parte da casa de Israel, que lhe faça; multiplicá-los-ei como a um rebanho.

38 Como o rebanho para os sacrifícios, como o rebanho de Yerushalaym nas suas solenidades, assim as cidades desertas se encherão de famílias; e saberão que eu sou Adonay.

 

 

 

Após a morte do rei Salomão, o reino de Israel foi dividido: no norte onde habitavam dez tribos, a cidade de Samaria era a capital. No sul, as tribos, de Judá e Benjamim constituíram um reino mais forte, e sediado em Yerushalaym. Passado por altos e baixos em seu relacionamento com Elohim, o dividido povo ainda permaneceria por algum tempo em sua terra. Desde então, a história bíblica desta nação nos relata a ocorrência de quatro dispersões consecutivas. A primeira, descrita em II Reis 11:29, ocorre em 732 a.C, no chamado cativeiro galileu. Nesta ocasião uma parte das dez tribos do norte foi levada para a Assíria, região leste do rio Eufrates. A segunda dispersão, contada em II Reis 17 :1-6, foi mais abrangente e corresponde ao fim do reino setentrional de Israel. Isto se deu mais tarde, por volta de 722 a.C. O reino do sul, com capital em Yerushalaym, continuou existindo por mais de um século, quando finalmente sucumbiu diante da potência militar babilônica . Em II Crônica 36: 17-21. temos a confirmação deste fato, consumado em 586 a.C. O cativeiro de Judá trouxe uma nova etapa para a vida do Povo de Israel. Expulsos de sua terra, ficaram em Babilônia por 70 anos, até que Ciro, do reino da Pérsia, promulgasse um edito lhes permitindo voltar. Na época nem todos os israelitas voltaram desta terra que hoje fazem parte do Irã e do Iraque. Desta região foram seguindo para o norte, se estabelecendo em outras nações. Mas os poucos que voltaram, viveram na dominada terra de Israel e sua santa cidade de Jerusalém.

Submetidos ao governo dos medos, persas, gregos e romanos, os judeus sempre almejaram o dia da liberdade, quando o HaMashiach da linhagem de Davi traria a tão sonhada independência. No entanto, esse Mashiach, que sabemos ter sido Yeshua, foi rejeitado e pendurado por seu povo. Esse ato de rebelião contra a vontade divina trouxe para Israel o seu último e definitivo cativeiro. Entre 66 e 70 de nossa era, em uma luta aguerrida contra os romanos, os judeus foram vencidos e forçado à escravidão. Nos anos posteriores a 70,  nada se via nesta terra, que pudesse indicar uma restauração. Até que chegou o tempo determinado por Elohim para a figueira tornar a brotar.

 

 

 

Ultimas Atualizações
INICIO  (10-10-2024)
Contatos  (10-10-2024)
kehilahebionim  (10-10-2024)
NOVO TESTAMENTO  (10-10-2024)
TERMO CRISTÃO  (10-10-2024)




ONLINE
1




 

 

 




Total de visitas: 3602